maio 17, 2009

Filtrando água durante enchentes

Solarização da água . Basta colocar a água contaminada em garrafas pet incolores e expô-las ao sol
 
Leia as matérias
A aplicação do tratamento é extremamente simples uma vez que basta expor água ao Sol, tomando-se alguns cuidados básicos. A água deve ser colocada em recipiente limpo e transparente à radiação UV, podendo ser de vidro ou mesmo saco ou garrafa de plástico.
...
As pesquisas constataram que, mesmo vários dias após a solarização da água, não houve retorno dos microorganismos, bem como comprovaram a estabilidade química das garrafas PET após meses de utilização no processo. Ainda, a solarização da água pode resultar na redução de custos pois elimina a necessidade do consumo de algum tipo de combustível para ferver a água.

Os passos do método estão na íntegra  ilustrados nesta Matéria
Água Solarizada
....
A maioria das águas contaminadas contém muitos microrganismos patogênicos ao homem. Entre eles a bactéria Escherichia coli, que causa diarréias e gastroenterites, que funciona como indicador biológico de contaminação. Esse processo é uma forma de eliminar esses microrganismos. 
 
São colocadas em exposição à luz solar garrafas PET (politereftalato de etileno), incolores e verdes, contendo água contaminada por E. coli, durante o tempo necessário para a sua eliminação. Sabe-se que a exposição à luz solar causa alteração da constituição bioquímica das células microbianas, destruindo-as. Assim, obtém-se a desinfecção da água. A tecnologia tem sido implementada desde a segunda quinzena de janeiro de 2003. 
 
Tornar viável um método de desinfecção da água para a maioria das comunidades, que não tem acesso a sistemas de saneamento básico;• Buscar uma técnica de baixo custo e, ao mesmo tempo, de fácil aplicação, para todos usufruírem o conhecimento sem dificuldades. 
 
Conseguiu-se eliminar a bactéria E. coli, utilizando a energia solar associada eventualmente com a temperatura, como agentes desinfectantes;• Concluiu-se que, com exposição de 48 horas, foi possível se obter água descontaminada;• Melhora na qualidade de vida das pessoas;• Acesso à água potável de forma simples e a custo zero;• Espera-se com a aplicação dessa metodologia contribuir para uma menor ocorrência de doenças de veiculação hídrica (90% dos casos de infecção gastrointestinal). 
 
 
Leia mais
 
Divulguem