junho 27, 2009

Cocaína-Crack-Maconha Não se vicie na violência

Cocaína movimenta US$ 50 bilhões no mundo, aponta relatório da ONU
 
Uma das drogas mais rentáveis do mundo, a cocaína, movimenta cerca de US$ 50 bilhões por ano segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), ligado à ONU.

A análise do diretor executivo do UNODC, Antonio Costa, é que enquanto os índices de pureza e o número de apreensões, nos principais países consumidores, estão diminuindo, os preços estão aumentando, e os padrões de consumo estão em evolução. "Isso pode ajudar a explicar o terrível aumento nos índices de violência em países como o México. Na América Central, os cartéis estão disputando um mercado em retração", disse Costa. O documento foi lançado em Washington e tem 314 páginas. O documento aponta que a produção de cocaína em 2008 foi de 845 toneladas, a menor dos últimos cinco anos. O fator determinante para a queda foi o declínio de produção na Colômbia, país que produz a metade da cocaína no mundo. Houve redução de 18% no cultivo e uma redução de 28% na produção da droga, em comparação com 2007.
///
 
Nossas cidades tomadas pelo tráfico. Países vizinhos aliados ao narcotráfico. Programação na TV aberta só filmes e seriados sobre tráficantes.
Alimentamos a violência. Armamos estes traficantes, com munição que nos matarão, sendo cúmplices silenciosos de usuários.
 
Diga Não as Drogas! Não se vicie na violência!